O que é Metaverso?
Em geral, definimos que o termo Metaverso é a junção do prefixo meta, que na língua grega significa “além”, e o sufixo verso, advindo da palavra universo. Logo, entendemos que o metaverso é basicamente o “além do universo”, ou um universo virtual, para além do mundo "real" — termo ideal, portanto, para conceituar um ambiente totalmente descentralizado e propenso para ser acessado por qualquer dispositivo, de qualquer lugar do mundo. Vale mencionar que o termo foi originalmente cunhado em 1992, pelo escritor Neal Stephenson.
Dessa forma, o conceito de metaverso não se restringe somente ao entretenimento, jogos ou redes sociais, mas se aplica também a verdadeiras infraestruturas, que podem dispor de terrenos virtuais e outros ativos importantes. Além disso, o metaverso não é de nenhuma empresa ou corporação específica. Isso indica que os usuários são totalmente livres para acessá-lo quando bem quiserem. Basta ter um dispositivo conectado à internet.
No entanto, o metaverso não é um conceito relativamente novo. Ele já foi bastante utilizado, por exemplo, na indústria cinematográfica, como nos filmes de Matrix (2001), Habbo Hotel (2000) e até mesmo o filme Second Life, lançado em 2003. Todos eles retratam esse mundo virtual com realidade aumentada, sendo justamente essa a proposta do metaverso.
Em 2021, contudo, ganhou ainda mais destaque após o anúncio de Mark Zuckerberg, fundador e presidente do Facebook, de que a empresa mudaria de nome para Meta e direcionaria esforços para explorar essa nova fronteira do metaverso.
Como entrar no metaverso?
Já sabemos até aqui do que se trata, bem como algumas das possibilidades e benefícios que o metaverso pode gerar. No entanto, precisamos entender como podemos entrar nesse novo universo, especialmente as marcas e as empresas, a fim de terem mais oportunidades para ampliarem o alcance e a autoridade de sua marca ou negócio por meio dessa realidade virtual.
Para isso, existem alguns passos necessários para entrar no metaverso. Vamos conferir:
1. Crie um avatar
Antes de tudo, o primeiro passo é criar um avatar digital. Existem plataformas que já permitem a visualização de um painel mais completo para personalizar a sua representação virtual, em que tais representações podem ser simplesmente inventadas ou baseadas em componentes reais da sua marca.
2. Tenha um ambiente virtual para acessar
Depois de criar sua representação virtual, está na hora de acessar o ambiente. No Descentraland, por exemplo, o usuário que entra na plataforma é direcionado para o Genesis Plaza, que é basicamente um “norte” para se teletransportar por outros espaços e encontrar com outros avatares. Alguns exemplos de plataformas que já proporcionam ambientes de metaverso são: Horizon Venues, Horizon Worlds, AltspaceVR, VRChat, Rec Room, entre outros.
3. Conheça novas pessoas
Tendo a representação da sua marca e um lugar para acessar o metaverso, está na hora de explorar e conhecer pessoas. Esse é o momento ideal para conhecer novos usuários, divulgar as soluções da marca e buscar por pessoas que são mais propensas a se interessar por conhecer ainda mais sobre as suas ofertas e produtos.
Sem contar que, para além do networking, o fato de estar em um espaço totalmente inovador, te possibilita criar e inovar ainda mais em suas estratégias de marketing e vendas.
4. Participe de eventos
Em geral, podemos perceber que no metaverso as experiências relacionadas ao entretenimento estão sendo deliberadamente utilizadas, a fim de ampliar a popularidade e usufruir os benefícios de interação do metaverso. Como exemplo, atualmente podemos encontrar artistas extremamente famosos fazendo shows, em tempo real, somente para usuários que acessam a plataforma responsável pelo evento.
Por isso, não deixe de pesquisar sobre as melhores plataformas para acessar. Quanto mais eventos, mais oportunidades para divulgar a sua marca, e assim, ampliar suas possibilidades.
Qual a relação entre marketing e metaverso?
Já que estamos falando de um ambiente virtual onde os usuários podem trocar experiências eficientes, o mesmo vale para as marcas. Em breve, as pessoas poderão ser capazes de consumir serviços e produtos nesses ambientes virtuais, além de participar de eventos que a própria marca oferecerá.
Pensando nesse novo cenário, podemos perceber inúmeras possibilidades de marketing, e até mesmo em novas formas de interação entre empresas e consumidores.
Ou seja, no metaverso, não basta apenas oferecer bons produtos. É necessário oferecer uma experiência totalmente nova e diferenciada para cada pessoa — uma vez que não haverá limites físicos. Sendo assim, as empresas poderão se comunicar com seu público de maneira nova e criativa, saindo de conceitos tradicionais e obsoletos.
Além disso, também temos a possibilidade de cocriação de novos produtos e serviços. Isso porque a maneira de consumir ofertas será ainda mais dinâmica e, porque não, divertida. Desse modo, uma das expectativas para o marketing digital dentro desse novo universo que o metaverso vai trazer está pautada na cocriação.
Em suma, estamos falando da possibilidade de conseguir a participação direta do público em ações das empresas, seja na introdução de novas soluções, formas de divulgação, entre outros processos, permitindo a geração de métricas e insights para que as marcas compreendam o que de fato está dando certo e o que pode melhorar para alavancar as vendas e os negócios.
Como a Bytebio pode te ajudar?
Na busca constante por inovação, unimos a tecnologia e o marketing para gerar uma transformação digital eficiente nas empresas, favorecendo sua missão e valores, e aumentando ainda mais as possibilidades de receita através do marketing e de vendas ancoradas às estratégias atuais. Estamos constantemente estudando o mercado e novas tendências, a fim de que sejam incorporadas nas soluções empresariais, e assim, possam produzir ainda mais competitividade.
Portanto, agora que você já tirou suas dúvidas sobre o metaverso e como as empresas podem se beneficiar desse novo universo, fale agora mesmo com a gente e veja como podemos lhe auxiliar. Caso queira saber mais sobre nossas soluções, acesse a nossa página e/ou converse com um de nossos especialistas.
Como resolver determinados problemas de negócio de sua empresa com o Bitrix24? Sozinho talvez não seja suficiente. A consultoria faz esta ponte e cumpre a função de ligar as necessidades e problemas às soluções, contando com a experiência de nossos consultores, que já possuem bagagem de outros cases e vivências de negócio e uso de ferramentas apropriadas.
Desenvolvimento
Desenvolvemos aplicações que podem estender o seu Bitrix24 à outras funções específicas à sua necessidade ou do seu negócio. Além disto, nosso time de desenvolvimento pode criar sistemas paralelos ou realizar integrações de sistemas já existentes e fazer com que todas as suas necessidades digitais sejam atendidas.
Parametrização e Implementação
Deixamos o Bitrix24 configurado conforme as necessidades de seu negócio, por meio de parametrizações, configurações, customizações e principalmente por meio de um trabalho de implementação, respeitando a cultura da empresa e o seu momento.
Aumentar aderência dos funcionários aos processos e à ferramentas adequadas à empresa, como o Bitrix24, melhorando a experiência de uso e comunicação interna.
Melhoria no Controle de Projetos
Planejamento, execução e gerenciamento de seus projetos alinhados à um processo fluido.
Otimização Processos Internos
Otimização de processos internos, simplificação de rotinas e fluidez operacional.
O marketing baseado em dado (Data-Driven Marketing) é uma tendência crescente que molda a forma como os marqueteiros trabalham. Agora está totalmente integrado nas estratégias das empresas, relacionado ao Marketing Digital.
O marketing orientado por dados não é mais uma opção, mas uma necessidade para as empresas que procuram se tornar ágeis e eficientes no mercado atual.
A ideia principal é fazer o melhor uso dos dados que você já coletou. Dessa forma, você pode compreender melhor seu público-alvo, melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento.
O marketing baseado em dados se aplica ao uso de canais de publicidade on-line, a fim de coletar dados dos usuários por meio de ferramentas específicas que permitem rastrear as ações dos usuários em sites ou aplicativos.
Permite que os profissionais de Marketing sejam proativos e antecipem as tendências do mercado, otimizando a tomada de decisão.
Os dados são uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões. Mas como você sabe quais dados usar?
O que sua empresa deve medir e analisar para tomar decisões com uma abordagem informada, além de apenas passar pelos movimentos de transformação digital ou grandes projetos de análise de dados?
A "cultura orientada por dados" vai muito mais além das habilidades técnicas; requer mudanças culturais dentro de cada departamento onde aqueles que trabalham em nome estabelecem metas, bem como métricas que também podem acompanhar o progresso.
O marketing baseado em dados, ou Data-Driven Marketing, tem tudo a ver com o uso de insights para otimizar campanhas digitais e melhorar a experiência do cliente.
Este tipo de abordagem de marketing requer muita organização, razão pela qual os gerentes de projeto são tão importantes em organizações orientadas por dados, para análise de dados (data-driven).
Veja nossa página sobre Data-Driven Marketing e conheça um pouco mais.
Há muitos benefícios em utilizar o Kommo CRM para o WhatsApp. Aqui estão alguns:
Fácil geração e rastreamento de leads
Ao utilizar o Kommo CRM para WhatsApp, as empresas podem facilmente gerar leads e rastrea-los até a conclusão das vendas. Isto ajuda a aumentar suas taxas de conversão e números de vendas.
Funcionalidade avançada de CRM
O Kommo CRM vem com todas as funcionalidades de uma solução CRM completa, incluindo gerenciamento de leads, envolvimento do cliente, acompanhamento de vendas, etc. Isto o torna uma ferramenta poderosa para o gerenciamento de seu negócio.
Colaboração fácil da equipe
Como o Kommo CRM é baseado na nuvem, é super fácil colaborar com os membros de sua equipe. Isto permite que todos trabalhem juntos de forma eficaz e concisa.
Fácil comunicação com seus clientes
com o Kommo, você pode se comunicar facilmente com seus clientes, permitindo um ótimo atendimento e a construção de uma relação de confiança.
Gerenciamento e análise de dados
O Kommo CRM permite que você organize e gerencie facilmente seus dados. Isto facilita o relatório e a análise de suas métricas de negócios.
Ótimo para empresas com uma grande base de clientes
Se a sua empresa tem uma grande base de clientes e você deseja se envolver com todos eles através do WhatsApp, então o Kommo CRM é uma ótima opção.
Redes sociais ou WhatsApp
Se o cliente inicia uma conversa com sua empresa por meio de uma rede social e queira continuar depois, pelo próprio WhatsApp, tudo fica em um só lugar, de modo integrado. A função de CRM permite exatamente isso: que você consiga gerenciar os contatos de sua empresa, independente dos canais por onde ele o aciona, trazendo o conceito de omnichannel para a sua empresa.
💙 Conheça a Kommo e seus planos