Para ajudá-lo a obter todos os insights e tendências de marketing para o CRM em seu negócio, aqui está um artigo com as principais informações que você precisa saber sobre esse tema.
Qual o futuro do CRM na visão do marketing?
1. Experiência do cliente em alto nível
Hoje, mais do que nunca, os negócios giram em torno do cliente, customer experience tornando a experiência do cliente um diferencial vital para uma marca.
Além do mais, isso está na lista das cinco principais prioridades para 65% das MarTechs nos próximos três anos, de acordo com uma pesquisa conjunta da Forbes e Salesforce.
Então, o objetivo do seu negócio deve ser proporcionar uma experiência melhor no atendimento ao cliente. Não apenas para atrair novos clientes em potencial, mas para aumentar a fidelidade do cliente e evitar a perda de receita.
2. Adoção da Inteligência Artificial - IA
A Inteligência Artificial - IA ou aprendizado de máquina está superando as expectativas, conforme a pesquisa da Salesforce. O relatório 2020 State of Marketing indicou que a quantidade de profissionais de marketing que irão usar o IA, pode saltar de 29% em 2018 para 84% em 2022.
A integração da IA ao CRM nos ajuda a entender melhor nossos clientes — o que eles compram, com que frequência, quanto, a necessidade de suporte e muito mais. Isso nos ajudará a criar uma experiência melhor e mais personalizada para nossos clientes.
3. Confiabilidade nos dados
Mais do que nunca, os dados chegam de mais fontes e vêm em formas diferenciadas. A pesquisa da Salesforce prevê que os profissionais de marketing usaram em média 12 fontes de dados em 2021 e também descobriram que o número médio de ferramentas de gerenciamento de dados usadas em 2020 dobrou em relação a 2018.
Além disso, quase 80% dos profissionais de marketing afirmam que usar os dados, pode realizar um maior engajamento ao cliente, por meio da confiabilidade nos dados. Considerando os muitos fluxos que alimentam os esforços do CRM, o gerenciamento e conjunto de dados serão fundamentais no momento que estamos vivendo e exigirão soluções como recursos robustos o suficiente para atender a essas necessidades.
4. CRM com autoatendimento
De uma perspectiva de negócios, o CRM está começando a evoluir e isso significa menos suporte ao atendimento do comercial, redução de chamadas ao suporte e equipes concentradas a estratégia e evolução do negócio, como as MarTechs, por exemplo. Cada vez mais clientes desejam encontrar o que precisam sem a ajuda de uma pessoa real.
Isso significa que as empresas estão investindo mais em portais e sistemas de autoatendimento que oferecem aos clientes as ferramentas de que precisam para fazer coisas como consultar e pagar faturas pendentes, encontrar documentação sobre produtos e registrar problemas de suporte.
Para oferecer suporte ao autoatendimento, é importante que o sistema CRM esteja fortemente acoplado, ou seja, parte do sistema ERP integrado ao back-office. Este nível de autoatendimento requer que dados de várias áreas funcionais estejam disponíveis para o CRM.
5. Ética e segurança acima do lucro
Atualmente, a ética e a segurança de dados tornaram-se fatores-chave, a ponto de se tornarem até mais importantes do que o lucro de uma empresa. A LGPD - Lei de Proteção de Dados já está em pleno vapor. Os profissionais de marketing são forçados a considerar não apenas o que eles ‘podem’ fazer, mas, principalmente, o que ‘devem’ fazer.
Os negócios mais preparadas já começaram a focar nas mudanças e estão se concentrando nos aspectos relacionados à segurança em função dos grandes riscos potenciais e as possíveis multas. Uma das áreas ainda cinzentas da LGPD diz respeito ao legítimo interesse, ou direito de uma empresa em se comunicar sem consentimento. Esperamos que este direito não seja usado em excesso, e que as empresas optem por ter um relacionamento consensual transparente com seus clientes.
6. Integrações com auxilio de uma MarTech
Hoje, a usabilidade e as integrações das novas tecnologias pode ser auxiliada pelas empresas MarTechs que estão promovendo muitas mudanças e evoluções, principalmente se tratando de CRM. Então, unir ambas as estratégias podem ser muito positivo para o andamento do seu negócio, proporcionando automação de marketing em alto nível.
Quais os benefícios para utilizar o CRM no Marketing?
As ferramentas de CRM ajudam a processar dados de clientes e capacitam as organizações a construir melhores relacionamentos com fornecedores e clientes. Veja a seguir, quais os benefícios para utilizar o CRM no Marketing:
Consolidação dos dados dos clientes
O software de CRM centraliza os dados do cliente em um único local para que todos tenham acesso aos dados. O gerente também pode controlar o acesso aos dados. As informações que um CRM pode coletar e armazenar são:
Desenvolvimento da performance de venda
O CRM tornou-se parte integrante dos processos de vendas digitais. As empresas relataram um aumento na produtividade da equipe e nas taxas de retenção de clientes usando este software:
Foco nos leads e clientes em potencial
O CRM coleta, armazena e organiza as informações do cliente a partir das interações de um consumidor com a marca. Essas informações são coletadas de forma ética e com o consentimento do cliente.
O cliente também compartilha dados ao fazer uma compra ou durante uma chamada de suporte. Esses dados incluem informações de contato, informações comportamentais, as necessidades e os desafios do cliente.
Ao ter acesso a todas essas informações, a equipe de marketing consegue mapear o perfil do leads que poderão tornar-se clientes. Além de, colaborar com conteúdos direcionados aos clientes em potencial.
O CRM torna as interações de vendas uma experiência mais personalizada para o cliente e também podem ajudar os negócios a prever as necessidades de um cliente antes de entrar em contato com a marca.
Funil de vendas autossuficiente
Segurança na mineração dos dados
A mineração dos dados é o processo de análise de grandes quantidades de dados para descobrir padrões, tendências e associações.
Tornou-se uma técnica importante nos negócios para entender o comportamento do cliente, tomar decisões estratégicas e desenvolver novos produtos ou serviços. É uma grande aliada da Inteligência Artificial - IA.
Além de, ajudar a tornar o seu negócio mais lucrativa, a mineração de dados pode ajudar as empresas a melhorar seus processos internos, tornando-os mais eficientes e reduzindo custos. O processo de data mining se dá a partir da análise de dados de um data warehouse ou bancos de dados como o CRM.
O seu marketing está utilizando todo o potencial do CRM?
O número de clientes está aumentando e você também está contratando mais pessoas na sua equipe. Há mais interações com os clientes, mais conversas, mais postagens nas redes sociais. As pessoas estão compartilhando informações por meio de e-mails e bate-papos, e a planilha está crescendo de tamanho. É normal ficar sobrecarregado.
Com o CRM tudo é rastreado, diferentes funcionários podem colaborar e compartilhar dados atualizados do cliente. Então, se você está interessado em um modelo de CRM, saiba mais sobre os serviços da Bytebio:
Como resolver determinados problemas de negócio de sua empresa com o Bitrix24? Sozinho talvez não seja suficiente. A consultoria faz esta ponte e cumpre a função de ligar as necessidades e problemas às soluções, contando com a experiência de nossos consultores, que já possuem bagagem de outros cases e vivências de negócio e uso de ferramentas apropriadas.
Desenvolvimento
Desenvolvemos aplicações que podem estender o seu Bitrix24 à outras funções específicas à sua necessidade ou do seu negócio. Além disto, nosso time de desenvolvimento pode criar sistemas paralelos ou realizar integrações de sistemas já existentes e fazer com que todas as suas necessidades digitais sejam atendidas.
Parametrização e Implementação
Deixamos o Bitrix24 configurado conforme as necessidades de seu negócio, por meio de parametrizações, configurações, customizações e principalmente por meio de um trabalho de implementação, respeitando a cultura da empresa e o seu momento.
Aumentar aderência dos funcionários aos processos e à ferramentas adequadas à empresa, como o Bitrix24, melhorando a experiência de uso e comunicação interna.
Melhoria no Controle de Projetos
Planejamento, execução e gerenciamento de seus projetos alinhados à um processo fluido.
Otimização Processos Internos
Otimização de processos internos, simplificação de rotinas e fluidez operacional.
O marketing baseado em dado (Data-Driven Marketing) é uma tendência crescente que molda a forma como os marqueteiros trabalham. Agora está totalmente integrado nas estratégias das empresas, relacionado ao Marketing Digital.
O marketing orientado por dados não é mais uma opção, mas uma necessidade para as empresas que procuram se tornar ágeis e eficientes no mercado atual.
A ideia principal é fazer o melhor uso dos dados que você já coletou. Dessa forma, você pode compreender melhor seu público-alvo, melhorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento.
O marketing baseado em dados se aplica ao uso de canais de publicidade on-line, a fim de coletar dados dos usuários por meio de ferramentas específicas que permitem rastrear as ações dos usuários em sites ou aplicativos.
Permite que os profissionais de Marketing sejam proativos e antecipem as tendências do mercado, otimizando a tomada de decisão.
Os dados são uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões. Mas como você sabe quais dados usar?
O que sua empresa deve medir e analisar para tomar decisões com uma abordagem informada, além de apenas passar pelos movimentos de transformação digital ou grandes projetos de análise de dados?
A "cultura orientada por dados" vai muito mais além das habilidades técnicas; requer mudanças culturais dentro de cada departamento onde aqueles que trabalham em nome estabelecem metas, bem como métricas que também podem acompanhar o progresso.
O marketing baseado em dados, ou Data-Driven Marketing, tem tudo a ver com o uso de insights para otimizar campanhas digitais e melhorar a experiência do cliente.
Este tipo de abordagem de marketing requer muita organização, razão pela qual os gerentes de projeto são tão importantes em organizações orientadas por dados, para análise de dados (data-driven).
Veja nossa página sobre Data-Driven Marketing e conheça um pouco mais.
Há muitos benefícios em utilizar o Kommo CRM para o WhatsApp. Aqui estão alguns:
Fácil geração e rastreamento de leads
Ao utilizar o Kommo CRM para WhatsApp, as empresas podem facilmente gerar leads e rastrea-los até a conclusão das vendas. Isto ajuda a aumentar suas taxas de conversão e números de vendas.
Funcionalidade avançada de CRM
O Kommo CRM vem com todas as funcionalidades de uma solução CRM completa, incluindo gerenciamento de leads, envolvimento do cliente, acompanhamento de vendas, etc. Isto o torna uma ferramenta poderosa para o gerenciamento de seu negócio.
Colaboração fácil da equipe
Como o Kommo CRM é baseado na nuvem, é super fácil colaborar com os membros de sua equipe. Isto permite que todos trabalhem juntos de forma eficaz e concisa.
Fácil comunicação com seus clientes
com o Kommo, você pode se comunicar facilmente com seus clientes, permitindo um ótimo atendimento e a construção de uma relação de confiança.
Gerenciamento e análise de dados
O Kommo CRM permite que você organize e gerencie facilmente seus dados. Isto facilita o relatório e a análise de suas métricas de negócios.
Ótimo para empresas com uma grande base de clientes
Se a sua empresa tem uma grande base de clientes e você deseja se envolver com todos eles através do WhatsApp, então o Kommo CRM é uma ótima opção.
Redes sociais ou WhatsApp
Se o cliente inicia uma conversa com sua empresa por meio de uma rede social e queira continuar depois, pelo próprio WhatsApp, tudo fica em um só lugar, de modo integrado. A função de CRM permite exatamente isso: que você consiga gerenciar os contatos de sua empresa, independente dos canais por onde ele o aciona, trazendo o conceito de omnichannel para a sua empresa.
💙 Conheça a Kommo e seus planos