Blog Bytebio

5 vantagens da consultoria em marketing analítico

Saiba como a consultoria especializada em marketing analítico pode transformar seu negócio e agregar valor a sua marca, seguindo as tendências do mercado.

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia no mercado e da transformação digital, podemos notar o surgimento de diversas ferramentas e aplicações para otimização de resultados. Afinal de contas, se desejamos obter ainda mais competitividade no mercado, precisamos dispor de novas estratégias e métodos para alcançar resultados cada vez melhores.


Nesse contexto, podemos perceber a devida importância do marketing digital, que oferece uma gama de estratégias para ajudar as empresas a ganhar ainda mais espaço nas mídias online, e assim, conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.


No entanto, existe uma abordagem muito importante dentro do marketing, conhecida como Marketing Analítico (ou Marketing Analytics). Essa área analítica do marketing permite que gestores, empreendedores e profissionais de marketing possam formular melhor suas ações de vendas e marketing com base em dados (data driven), e não apenas em “achismos".


Apesar de ser um assunto extremamente importante e difundido no mercado digital, poucos profissionais conhecem esse tipo de marketing a fundo, assim como o seu potencial para elevar a marca para outro nível.


Quer saber mais sobre o assunto? Então, nos acompanhe neste artigo e tire suas dúvidas sobre o marketing analytics e o motivo pelo qual ele se faz tão necessário nos contextos empresariais atuais.

Afinal, o que é o Marketing Analítico?

O marketing analítico — também conhecido como marketing analytics — nada mais é do que uma disciplina do marketing que se utiliza de métodos e ferramentas de coleta e análise de dados, de maneira a identificar padrões, tomar decisões ainda melhores e avaliar estratégias plausíveis para gerar ainda mais oportunidades de negócio.

É uma área que literalmente mergulha nos dados de maneira profunda para compreender e verificar se os resultados planejados estão sendo alcançados. Mostra, assim, se a empresa encontra-se no caminho certo e quais as prováveis tendências ela poderá encontrar na sua jornada de mercado.

Em suma, o marketing analítico é uma abordagem de marketing orientada a dados, que busca aprender com o passado, analisar o presente e conduzir o futuro da marca da melhor maneira possível.
Este artigo pode lhe interessar "A importância da Análise de Dados em Marketing e Vendas"

Na prática: como funciona o Marketing Analítico?

Mesmo que os dados sejam o principal recurso do marketing analítico, existem outros pontos de atenção para o que método seja bem-sucedido. Por isso, são essenciais algumas etapas que antecedem a análise dos dados propriamente dita, as quais têm por objetivo estruturar os processos de rastreamento e coleta dos dados e que são apresentadas a seguir.

  • Ratreamento de dados

O primeiro passo para a aplicação prática do marketing analítico é realizar o rastreio dos dados. Existem uma infinidade de dados que são gerados no ambiente interno e externo da corporação, no entanto, o gestor não irá rastrear todos os dados que aparecerem na sua frente — até porque são muitos.


Ele irá escolher aqueles que são gerados através dos canais de marketing de sua corporação e que se encaixam na estratégia adotada. Exemplos a citar são as redes sociais, as páginas, sites, blogs, mídias pagas, entre outros. Tratam-se de canais que tendem a concentrar seus esforços em atividades de marketing digital.


É de suma importância o levantamento de dados primários ou secundários nesses diversos canais, para que assim seja possível entender melhor como os consumidores e, em especial, o seu público alvo, estão reagindo às diferentes estratégias elaboradas pela empresa.

  • Coleta de dados

Depois do rastreamento, já temos as devidas condições de acessar inúmeras informações relativas ao desempenho de suas estratégias de marketing. Com o apoio de ferramentas automatizadas, ou até mesmo de uma planilha — forma manual —, iremos realizar a coleta desses dados, para que finalmente a análise possa acontecer.


Não se esqueça de focar nos dados mais importantes e alinhados com a estratégia para que a sua análise seja mais producente e para que você não se perca no meio de tantos dados. Por isso, o processo de coleta de dados precisa ser conduzido e orientado pelos KPIs, que basicamente serão as métricas relacionadas aos objetivos da estratégia.


Algumas das principais métricas para o marketing analítico são listado abaixo:

  • 1

    Métricas de blog: número de sessões, páginas por sessão, taxa de retenção, CTR, quantidade de visitantes, taxa de conversão, origens de tráfego, etc;

  • 2

    Métricas de SEO: Posição na SERP, tráfego orgânico, page authority, domain authority, taxa de conversão orgânica, etc;

  • 3

    Métricas de mídias sociais: engajamento, alcance, taxa de conversão em mídias sociais, tráfego de mídias sociais, etc;

  • 4

    Métricas de mídias pagas: taxa de conversão paga, custo por clique (CPC), custo por lead, custo por aquisição, etc;

  • 5

    Métricas de e-mail marketing: taxa de abertura, taxa de entrega, taxa de cliques (CTR), cancelamento de inscrições, taxa de conversão, etc;

  • 6

    Métricas de negócio: Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Retorno Sobre Investimento e Publicidade (ROAS), Retorno Sobre Investimento (ROI), Receita Mensal Recorrente (MRR), taxa de retenção, custo por aquisição (CPA) e muito mais.

Não devemos, no entanto, nos limitar apenas a essas métricas. Existem muitas outras que podem ser exploradas no processo de marketing analítico. Cabe à empresa entender quais são as que fazem mais sentido para suas estratégias internas e para o aumento da autoridade de marca no mercado.


Dessa forma, serão eles (os dados) que irão “dizer" quais tipos de outros dados seria interessante coletar para que a análise efetivamente aconteça. E por fim, temos de cuida ainda da visualização dos dados, que precisam ser apresentados de maneira amigável para que a análise possa ocorrer.


Afinal, os dados que serão coletados são brutos, e nessa condição não costumam oferecer muitas informações e insights. Porém, os gráficos e tabelas gerados a partir deles permitem a identificação de padrões e geram inteligência para o negócio.


Por isso, a visualização de dados — ou data visualization — é também uma das áreas do marketing analítico, tornando-se responsável pela representação visual dos dados, propiciando o tratamento, cruzamento e segmentação dos dados, a fim de entender melhor os padrões, e assim, as prováveis tendências para extrair melhores insights.

Profissionais em marketing analítico
Profissionais em marketing analítico realizam análises e melhorias
Este artigo pode lhe interessar "Como atingir clientes em potencial através do Database Marketing"?

Consultoria em Marketing Analytics: vale a pena?

Até aqui, você já pôde perceber que trabalhar com marketing analytics é de suma importância para a sua empresa e para gerar competitividade à sua marca.

Além disso, também é muito importante entender que para fazer com que o analytics seja implementado, é preciso contar com uma infraestrutura, sistemas e capacitação profissional especializados.


Muitas vezes, sem considerar esses fatores, as empresas possuem dificuldades para implementar essa estratégia em seu negócio, tanto por questões técnicas (o conhecimento e as habilidades necessárias), quanto pelos gastos em tecnologia e demais ferramentas necessárias para fazer o marketing analytics acontecer.


Sendo assim, contar com uma consultoria pode ser fundamental para dar início a essa empreitada. Isso porque muitas empresas investem pesado na montagem de equipes para realizar esse trabalho, no entanto, contar com consultores que já são experts no assunto, em uma parceria com possibilidade de customização e flexibilidade, faz toda a diferença para o negócio.

Principais vantagens e benefícios da consultoria em marketing analítico?

Compreendendo o conceito e a importância desse tipo de marketing para o seu negócio — bem como as demandas exigidas para estruturá-lo em sua empresa —, podemos perceber algumas das vantagens e benefícios exclusivos que só uma consultoria especializada pode oferecer à sua marca. Vamos conferir algumas delas abaixo:

1. Redução de custos

A primeira vantagem que podemos notar com o apoio de uma consultoria especializada em marketing analítico é, sem dúvidas, a redução de custos.


Afinal de contas, a empresa não precisará arcar com custos para criar uma nova equipe para lidar com as demandas dessa estratégia.


Além disso, os custos não estão somente relacionados à contratação, mas também à tecnologia e treinamento necessários para sustentar as demandas impostas por esse tipo de marketing. Com o apoio de uma consultoria especializada, esses custos são reduzidos drasticamente.


O empreendedor poderá adequar um orçamento aceitável para o seu bolso, em troca de uma equipe já especializada nesse tipo de serviço e com todos as ferramentas, expertise e profissionais prontos para te ajudar em todo o processo analítico.

2. Mais foco

Sem dúvidas, o marketing analítico é uma tarefa que demanda bastante tempo. Afinal, estamos analisando diversos fatores que visam garantir a competitividade de uma marca no mercado.


Porém, com o apoio da consultoria especializada, o empreendedor ou gestor da área terá a oportunidade de focar em outros tipos de atividades empresariais, enquanto a empresa parceira realiza as atividades e análises que envolvem o analytics, trazendo os resultados de maneira mais acessível e prática.


Além de aliviar o bolso, a consultoria também alivia suas atividades laborais, oferecendo mais tempo para criar novos produtos, conceber melhores estratégias e aperfeiçoar processos internos em sua marca.


Ter tempo para realizar outras atividades é de suma importância nos contextos atuais, pois nesses momentos conseguimos obter insights, promover brainstorms e outras atividades pertinentes para tornar os processos internos mais enxutos e otimizados. Sem contar na possibilidade de integrar outros setores — se for conveniente para melhorar os resultados internos.

3. Profissionais experts no assunto

Não menos importante do que os itens citados acima, é saber que uma consultoria de marketing analítico envolve o suporte e apoio de profissionais já experientes sobre o mercado e, sobretudo, esse tipo de ferramentas.


No caso do investimento em uma equipe interna na empresa, além dos custos envolvidos com ferramentas e tecnologia, também é necessário investir em conhecimento — treinamentos, palestras, workshops e cursos, por exemplo.


Ou seja, vai muito tempo até a sua equipe engatar no know-how necessário e entender os dados e informações geradas pelos sistemas. Então, poder contar com profissionais já experientes te ajuda a chegar em seus objetivos financeiros e competitivos de maneira rápida e eficaz.

4. Flexibilidade

Além de todas as vantagens citadas acima, temos a flexibilidade nos contratos efetuados para essas parcerias. O empreendedor pode ajustar suas necessidades e garantir todos os serviços que precisa, a um preço adequado.


Isso faz com que ele não pague a mais por processos e atividades que não se relacionam com suas expectativas e as realidades da sua marca.


Sem contar que o suporte entre empresa e terceirizada é constante. A comunicação tende a ser centralizada, a fim de que o repasse das informações aconteça de maneira fluida. E caso exista alguma dúvida, a ajuda também acontece a todo momento.

5. Competitividade

Em consequência das vantagens mencionadas, chegamos a um ponto crucial para a empresa: a tão sonhada competitividade. Afinal, se estamos coletando e analisando dados baseados no mercado e no comportamento dos consumidores, as estratégias de marketing digital se tornam otimizadas e, o melhor de tudo, direcionadas às pessoas certas.


Assim, o aumento de receita tende a ser escalável, de maneira que investir em uma consultoria de marketing analítico contribui grandemente para a marca crescer no mercado e sair na frente da concorrência.

Conclusão

Conforme vimos, o comportamento do mercado está mudando de maneira substancial. Dessa forma, é crucial acompanhar as tendências, para que assim consigamos interpretar as demandas dos clientes. Tomar decisões baseadas em dados e transformá-los em inteligência para a geração de estratégias e ações é um marco muito importante para o sucesso de uma marca.


Portanto, agora que você já tirou suas dúvidas sobre o marketing analítico e entende a importância e as vantagens de garantir uma consultoria especializada nesse método, que tal conhecer os nossos serviços? Conheça mais sobre os nossos serviços de consultoria.

Esses serviços podem lhe interessar

Veja as algumas frentes que podemos atuar no seu negócio
Tenha mais autoridade nos mecanismos de busca do Google.
Junte a Bytebio com o seu setor de marketing ou com as agências.
Veja quais são as novas métricas do Google 2021 e como você pode melhorá-los
Boas práticas de segurança, roteamento (DNS), desempenho...
Orientamos quanto à Política de Uso de Dados, Privacidade e Gestão de Cookies
Amplie a inteligência do seu negócio, com tecnologias

Saiba mais sobre